Você é “responsável” e não “culpada”pela sua vida

Olhe à sua volta. Veja as coisas materiais que estão ao seu dispor, as pessoas com quem convive, perceba também os sentimentos que tudo isso te desperta, aquilo que te faz se sentir bem e aquilo que te desagrada. Você se sente feliz ou infeliz? Você se sente livre ou presa a situações desagradáveis? Você vive a vida que sonhou ou a vida que foi possível construir? Pois saiba que tudo isso que você está experimentando é de sua inteira responsabilidade.

Você é responsável pelo que lhe acontece. Mas veja bem: isso não significa que você tenha que se sentir culpada. Responsabilidade é diferente de culpa. Vou explicar um pouco melhor isto. Por um lado, a culpa é um sentimento repressivo, deprimente, que nos coloca em uma posição passiva diante dos fatos da nossa vida e que, portanto, gera dificuldade para mudar uma situação desagradável. Por outro lado, a responsabilidade carrega a consciência de que os resultados de nossa vida são frutos das nossas escolhas. “Escolhas”: guarde esta palavra, que já já volto a falar dela.

Agora, você pode estar se perguntando: como posso ser responsável pelos meus sentimentos, não consigo imaginar como ter controle sobre eles… Bom, realmente, alguns sentimentos são tão familiares que começam a se confundir com a nossa própria identidade. Daí, vêm as crenças do tipo: “sou incapaz”, “sou dependente”, “não consigo me virar sozinha” e assim por diante. Muitas vezes, essas crenças foram incutidas na nossa alma desde a infância por influências do tratamento que recebemos dos nossos pais. E assim, a situação atual da sua vida é consequência dessa fora de enxergar a si própria e ao mundo.

Mas a questão é que isso pode sim ser mudado. Responsabilidade é poder e poder é escolha. Você pode começar a cultivar novos sentimentos em sua alma, pois sentimentos obedecem pensamentos e os pensamentos podem ser escolhidos. A partir de agora, escolha pensamentos que definam verdadeiramente sua natureza divina – sim você é divina e merece conquistar tudo aquilo que sonhou! Comece a olhar o lado positivo de todas as situações. Comece a apreciar a beleza que existe nas artes, na natureza, nos gestos de generosidade e, aos poucos, essa postura passará a ditar as regras na sua alma e se transformarão na sua nova natureza.

Basta mudar a forma de pensar sobre si mesma e a sua maneira de ver o mundo e os resultados também mudarão. Este é o poder da escolha, este é o poder da responsabilidade.  E o melhor: tudo isso depende apenas de você e de mais ninguém. Então, mãos à obra para construir a melhor versão de si!

Forte abraço

Lu Gnoatto

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: