Como transformar o sentimento de culpa em auto responsabilidade e viver plenamente feliz

O sentimento de culpa vai aparecer em sua vida uma hora ou outra. Cabe a você usá-lo contra ou a favor de sua felicidade.

Parece estranho que o sentimento de culpa possa ser usado em seu favor? Pois eu explico.

Dependendo da maneira em que você escolhe interpretar esse sentimento, ele pode te engrandecer e fazer com que você aprenda coisas sobre você e sobre a vida que só vão te ajudar a evoluir como pessoa. Porém, o que acontece com mais frequência quando alguém se sente culpado é a auto depreciação, a vontade de se sabotar emocionalmente e até fisicamente.

Eu mesma já passei muito por isso.

Em minha vida, passei por dois estágios de culpa: no primeiro, eu culpava os meus pais por toda a pressão que eles colocaram em cima de mim, fazendo com que eu escolhesse uma carreira que fosse mais rentável. Eu também culpei muito meus amigos e a sociedade como um todo, que sempre fizeram com que com que eu me questionasse por ainda não ter filhos….

É claro que todas essas cobranças me levaram ao segundo estágio de culpa, que foi por eu não ter tomado as rédeas da minha vida. “Por que eu estou fazendo o que faço agora se isso não me deixa feliz?”, “o que há de errado comigo?”, “eu não tenho mais tempo para ficar parada em algo que não faz sentido para mim”. Todos esses eram pensamentos que passavam pela minha mente, me deixando cada vez mais culpada por ser quem eu era, afinal, eu não conseguia sair daquela vida sem sentido, feita para atender as expectativas dos outros.

O tempo estava passando e eu precisava mudar! Você também se sente assim? Pensando até quando você vai se sentir culpada e se lamentar pela vida que leva agora? Eu te entendo. Mas de nada adianta você ficar se martirizando. É preciso querer mudar e foi isso que eu decidi.

Nesse processo de mudança de uma vida de culpas e cobranças para uma vida livre e completa, percebi que a auto responsabilidade era fundamental. Trabalhei a minha mente para entender que eu era a única responsável pela situação que eu vivia. Nada nem ninguém tem o poder sobre mim, nem meus pais, nem a sociedade…

Eu só consegui dar um rumo à minha vida quando eu compreendi isso. Culpar os outros por uma vida infeliz e incompleta é fácil. Aposto que você já fez isso também. Mas quando colocamos toda a responsabilidade em nós mesmas, começamos a entender que tudo o que fazemos tem uma consequência e isso nos impulsiona a mudar e a ir atrás do que verdadeiramente queremos. Só eu tenho o poder de mudar a minha mente, de tomar as rédeas da minha vida e de alterar a minha realidade.

Quem tem auto responsabilidade tem o poder de mudar seus atos e escolher os frutos que decide colher.

E, claro: será comum se sentir culpada nesse processo, mas também vai ficar mais fácil saber lidar com esse sentimento de culpa e aprender a aproveitar o que é útil dele, a minimizar os danos dessa cobrança e a enfrentar a vida por uma perspectiva mais positiva.

Click Here to Leave a Comment Below

Elite Maria lavnitcki - 3 de agosto de 2017

Muito bom o texto. …Vou me policiar para não me culpar de algo que fiz pensando estar fazendo o melhor ….

Reply
    Lu Gnoatto - 5 de agosto de 2017

    Oi Elite, Querida.
    Com certeza. Estamos sempre fazendo o melhor dentro da nossa compreenção, conhecimento e percepção naquele momento.
    Gratidão pelo seu comentário.
    Grande abraço

    Reply
Simone de Oliveira Ribeiro - 5 de agosto de 2017

Que maravilha este artigo, Lu!
Verdade… temos que assumir nossas responsabilidades, tirar o sentimento de culpa que colocamos por alguma coisa que não certo, por algo que deveria ter acontecido e não aconteceu, ou, ainda por algo que aconteceu e não deveria ter acontecido… o tempo todo nos culpamos… isso é horrível… isso faz com que nos cobramos ainda mais de nós mesmos…

Reply
    Lu Gnoatto - 5 de agosto de 2017

    Gratidão Simone.
    Grande abraço

    Reply
Juciara - 5 de agosto de 2017

Muito interessante só agora percebi o quanto é importante seu artigo
Dedicarei um tempinho especial
Obrigada

Reply
    Lu Gnoatto - 17 de agosto de 2017

    Oi Juciara, Querida.
    Obrigada.
    Grande abraço

    Reply
Vagner - 5 de setembro de 2022

Atualmente me sinto culpado por ter traído meu ex marido. Hj não temos uma relação nem de amigos. Temos a guarda de 2 cães… de 15 em 15 dias eu vou visitar os cães e sempre volto triste, deprimido, abatido. Sinto-me extremamente culpado pelo dano de causei a uma pessoa que me amou incondicionalmente. Hj tenho recaida de depressão, faço uso de medicações e vivo apenas por viver… Sinto minha vida uma droga. me sinto um nada…. estou morando com meus dois irmãos e me sinto um peso por não ganhar um salário adequado pra construir minha própria casa.

Reply
    Lu Gnoatto - 17 de setembro de 2022

    Oi Vagner. Busque se perdoar e perdoar seu ex parceiro. Ressignifique esta experiencia focando no que vc pode aprender com tudo o que aconteceu. Faça novos planos partindo do seu autoconhecimento. Espero ter ajudado e continue acompanhando o meu trabalho que trarei novas informações as quais poderá te ajudar. Forte abraço

    Reply
Leave a Reply: