Síndrome do Pânico e Óleos Essenciais

Medo intenso e sem justificativa racional, crises de ansiedade e inquietação, fuga da realidade, pensamentos fantasiosos, angústia, sensação de perda do controle e do foco na realidade. Esse conjunto tormentoso de sensações podem indicar um transtorno psicológico cuja incidência cresce de forma preocupante no nosso tempo: a Síndrome do Pânico. Entre as causas geradoras existem desde fatores genéticos e temperamentais até reações a acontecimentos traumáticos, estresse e mudanças ambientais.

O período entre o final da adolescência e o início de fase adulta é geralmente a fase da vida em que a síndrome do pânico começa a se manifestar, mas há registros em todas as etapas da vida. Pressão extrema, mudanças drásticas na vida e abusos de toda ordem também podem ser gatilhos para o surgimento do transtorno.  Geralmente começa com ataques intensos de ansiedade, inclusive com sintomas físicos, como sudorese, apatia e tremedeira. Segundo estudos, até 4% da população sofre um episódio de síndrome do pânico por ano no Brasil.

Sintomas

  • Sensação de perigo iminente;
  • Se sentir alheio à realidade;
  • Medo que algo trágico ocorra;
  • Temor de perder o controle;
  • Formigamento corporal;
  • Suor acessivo e aceleração cardíaca;
  • Preferência por ambientes escuros;
  • Indiferença perante o mundo;
  • Sensação de medo sem razão;

Os óleos
Os óleos essenciais são uma forma natural de combater sintomas do transtorno, gerando mais calma e diminuindo a ansiedade, medo e depressão, sem os efeitos colaterais que medicamentos alopáticos podem gerar. Confira os óleos essenciais aplicáveis segundo sua atuação sobre os sintomas físicos e emocionais apresentados em eventual crise e decorrências de pânico. Lembrando que os produtos doTERRA são aqueles que eu uso, confio e recomendo pelo fato de serem 100% naturais, frutos de amplo investimento científico, certificado de pureza e aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, eles possuem o selo da CPTG (Certified Pure Therapeutic Grade), ou seja, além de serem 100% puros, têm efeitos terapêuticos.

Óleos calmantes: Olíbano, Sálvia Esclaréia, Ylang Ylang, Bergamota, Sândalo, Camomila Romana, Lavanda.

Óleos revigorantes: Bergamota, Toranja, Alecrim, Gerânio, Eucalípto, Manjericão, Cítricos em Geral.

Óleos para ansiedade: Nardo, Lavanda, Vetiver, Bergamota, Patchouli, Ylang Ylang, Olíbano

Óleos para depressão: Limão, Cravo, Toranja, Lavanda, Sálvia Esclaréia, Ylang Ylang, Bergamota e Olíbano

Vale ressaltar que o tratamento de Síndrome de Pânico passa por abordagens multidisciplinares, sendo os óleos essenciais grandes parceiros no tratamento.

Vamos conversar a respeito?

Como você pode perceber, síndrome do pânico está associada a outros transtornos como ansiedade, depressão, estresse, inquietação e principalmente, medo. É um assunto amplo, as pesquisas estão sempre se inovando e seu tratamento envolve áreas como medicina, psicologia, psicanálise e terapias holísticas. Se tiver alguma dúvida ou quiser conversar mais sobre o assunto, deixe um comentário ou então entre em contato pelo What’sApp, que deixo no final do artigo, sou eu mesma quem atende. Um abraço e até o próximo.

Link do What’s da Luhttps://whats.link/Md9uo

 

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: