Óleos Essenciais e Autismo

Dando sequência ao artigo anterior em que abordei o uso de óleos essenciais para melhorar a qualidade de vida de pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) trarei mais cinco produtos super recomendados para cuidar dos nossos amados: Capim-limão, Vetiver, Balance, Serenety e uma atenção especial ao Copaíba que possui componente valioso para esta finalidade.

Capim-limão: Assim como todos os óleos essenciais cítricos, promove alegria e disposição. O aroma desse tipo de óleo é o que geralmente os autistas mais gostam, por isso, são os mais recomendados para introduzir os produtos em suas rotinas.

Vetiver: recomendado para desenvolver a atenção e o foco, ou seja, ajuda o indivíduo e ser menos disperso em seus pensamentos e, com isso, economizar energia mental – tenho amigas que utilizam em filhos autistas com ótimos resultados.

Balance: gera sensação de relaxamento corporal, sentimentos de equilíbrio e serenidade; reduz a inquietação.

Serenety: Relaxamento para sono restaurador, diminui a tensão, acalma a mente e as emoções.

Copaíba: De forma geral, o óleo essencial de Copaíba é mais associado à redução dos sentimentos de inquietação e limpeza de pele. Mas seu componente principal, BetaCariofileno (BCP), o torna muito especial para o caso dos autistas. Trata-se de um canabinóide que atua como antioxidante, que, segundo pesquisa Biological Psychiatry, diminui a irritabilidade dos autistas. O óleo essencial Copaíba doTerra é produzido com quatro tipos de árvore Copaiferas (reticulata, officinalis, coriácea e langsdorffii), o que o torna ainda mais eficiente, pois cada uma delas tem algum agente bioquímico adicional que, uma vez juntos, associam suas propriedades curativas, melhorando a absorção e os efeitos positivos pelo corpo. Além disso, pesquisas científicas mostram que de “40 a 47% das crianças diagnosticadas com TEA sofrem de alguma forma de epilepsia clínica. A modulação do padrão eletrofisiológico epileptiforme, comum em paciente com TEA e epilepsia, pelos canabinoides modifica o padrão de crises convulsivas e contribui para redução do comportamento autista” (https://amame.org.br).  Os canabinóides também contribuem indiretamente na biossíntese de serotonina, neurotransmissor relacionado à ansiedade. Ou seja, a Copaíba consegue sozinha inúmeros benefícios.

COMO COMEÇAR A APLICAR
Não há um protocolo exato de aplicação dos óleos essenciais para autistas já que existem graus diferentes do transtorno. Recomenda-se começar com doses pequenas, diluindo uma gota de óleo essencial em nove gotas de óleo de coco fracionado e aumentar a concentração aos poucos, observando a reação das crianças. Busque incorporar os óleos na rotina delas, começar com óleos cítricos, com o uso aromático, depois sobre a pele, na sola dos pés, depois ir subindo nas outras partes do corpo.

Importante destacar que pessoas com problemas crônicos de saúde geralmente usam medicamentos alopáticos como tratamento. Nesse caso, é recomendado buscar orientações médicas sobre a influência dos óleos essenciais nesses casos antes de começar a usá-los.

ÓLEOS ESSENCIAIS DE CONFIANÇA

Quando falo de “óleos essenciais” me refiro aos produtos doTerra, a empresa que confio devido aos testes científicos e ao fato de serem 100% naturais, tendo inclusive certificado de pureza e aprovação pela Anvisa. Um assunto sério como a saúde das pessoas que amamos precisa ser tratado com produtos de confiança. Para tirar dúvidas e saber mais sobre o assunto, vou informar meu What’sApp ao final do texto; pode me chamar, sou eu mesma quem atende.

Link do What’s da Luhttps://whats.link/Md9uo

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: