Fuja da Entropia Psíquica!

Já prestou atenção no que acontece conosco quando deixamos a mente no piloto automático, quando não concentramos nossa atenção em alguma atividade e não controlamos os nossos pensamentos e sentimentos? A gente simplesmente começa a pensar em coisas ruins, acontecimentos passados, ficamos ansiosas com o futuro, enfim, geralmente é uma experiência ruim. Não é por acaso que existe o ditado popular: “Cabeça vazia, oficina do diabo”.

Esse fenômeno mental é o que se chama entropia psíquica. Segundo a Física, a dinâmica do Universo tende para a desordem, para o caos, a chamada entropia. Para que esta tendência seja revertida, é necessária inserção de organização e inteligência no sistema, e assim surge a chamada neguentropia ou entropia positiva. Com a sua mente ocorre a mesma coisa – afinal ela é parte do universo. Sempre que a deixamos solta e ficamos “boiando na maionese”, ela tende à negatividade, pois perde energia e a consequência é o desânimo, a má vontade, a ansiedade, a preguiça, até nos surpreendermos assaltando a geladeira ou tomando um Rivotril.

Toda pessoa é um centro de energia e a nossa atenção é uma espécie de canal que determina onde essa energia é direcionada. Quando entramos em estado de entropia psíquica, toda esta energia é canalizada para gerar confusão mental. Por outro lado, quando a usamos de forma inteligente, fazemos com que o universo trabalhe a nosso favor. Por isso, é fundamental assumirmos o controle da nossa mente, ou seja, cancelar os pensamentos negativos, reforçar os pensamentos positivos, mostrar a ela quem manda.

Como todo novo hábito, o começo geralmente requer um esforço maior. Você já deve ter passado pela experiência de começar uma dieta e, nos primeiros dias, se sentir fraca e tentada a devorar a  primeira barra de chocolates que aparecer. Mas passada a fase inicial, o organismo se acostuma à nova prática e passa inclusive a acelerar o metabolismo. Da mesma forma, quando começamos a disciplinar a mente, seja com afirmações positivas antes de dormir ou então pela prática da meditação, no começo somos tentadas a abandonar a prática, mas quando o nosso hábito se estabelece, nos tornamos cada vez mais fortes.

E qual é a vantagem disso? Veja o poder do universo! A força necessária para mover os planetas, gerar uma estrela: tudo está na mais perfeita ordem! Quando conseguimos ordenar também os nossos pensamentos, nossa mente entra em ressonância com esse movimento universal  e a mesma força que move planetas nos ajudará a alcançar nossos objetivos e a sentir-nos cada vez mais inspiradas, com bem estar e harmonia.

E só uma dica: quanto antes você começar, mais rápido irá vencer o período de resistência e mais rápido colherá os frutos da entropia positiva. Mãos à obra, meninas!

Forte abraço

Lu Gnoatto

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: