Depressão e Óleos Essenciais: ânimo e disposição

Oi gente. Falarei hoje sobre um assunto pesado, mas muito necessário no mundo de hoje. Os números da depressão são impressionantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse transtorno mental atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades! É muita gente! Afetando principalmente as mulheres, trata-se da principal causa de incapacidade no mundo e contribui para o aparecimento de outras doenças. O tratamento passa por abordagens médicas, psicológicas e holísticas. A aromaterapia é um excelente auxiliar para superar essa situação neurológica e emocional.

Depressão não é uma simples alteração de humor em relação aos acontecimentos do dia-a-dia, mas acontece quando a sensação de tristeza, falta de vontade, esquecimento e apatia se estendem em longa duração e com intensidade moderada ou grave, gerando sofrimento, disfunção social, profissional e escolar. Em casos extremos pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano, a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos, segundo a OMS.

A aromaterapia, isto é, o uso criterioso dos óleos essenciais para fins terapêuticos, é uma excelente ferramenta para lidar com a depressão, mas não deve substituir tratamentos medicamentosos. Os óleos essenciais atuam diretamente na parte do cérebro responsável pelas emoções (aliviando a tristeza, a ansiedade e o desânimo, por exemplo), por isso, são eficientes complementos no tratamento, melhorando o humor e até sintomas físicos. As moléculas do óleo essencial, passando pelas vias nasais, chegam ao sistema límbico e despertam mais alegria, tranquilidade, disposição, etc.

Óleos essenciais indicados para depressão

  • Limão;
  • Cravo;
  • Toranja;
  • Lavanda;
  • Sálvia Esclaréia,
  • Ylang Ylang
  • Bergamota
  • Olíbano

Óleos essenciais de acordo com seus efeitos

Como a depressão reúne diversos sintomas pontuais, abaixo deixo uma lista que classifica os óleos essenciais de acordo com as suas funcionalidades, possibilitando o uso de acordo com a situação sintomática experimentada no momento.

Estimulantes: alecrim, Limão-siciliano, tangerina,  tomilho, cítricos em geral.

Contra ansiedade: Lavanda, Gerânio, Patchouli, Vetiver, Ylang-ylang e Camomila Romana.

Contra tristeza: Cítricos em geral, alecrim, bergamota, gerânio, olíbano, sálvia sclarea e vetiver.

Contra insônia: Bergamota, Capim-limão, Eucalipto, Gerânio, Sálvia Sclarea e Olíbano.

Vamos conversar a respeito?

A depressão é um assunto amplo, os estudos estão sempre sendo inovados, portanto, voltarei a tratar em artigos futuros. Se tiver alguma dúvida ou quiser conversar mais sobre o assunto, deixe um comentário ou então entre em contato pelo What’sApp, que deixo no final do artigo, sou eu mesma que atendo. Um abraço e até o próximo.

Link do What’s da Lu: https://whats.link/Md9uo

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: