Conheça os diferentes níveis da consciência humana e saiba como transitar entre eles

A consciência humana possui diversos níveis que são divididos entre níveis positivos de ganho de energia e níveis negativos de consumo de energia. Os níveis negativos do mais baixo ao mais alto são: vergonha, culpa, apatia, pesar, medo, luto, raiva, orgulho. Os níveis positivos são: coragem, neutralidade, vontade, aceitação, razão, amor, alegria, paz, iluminação.

Embora possa haver momentos em que funcionamos em diferentes níveis de consciência, em geral operamos em um nível específico que pode ser considerado nosso nível principal.

Para entender melhor como isso se dá em nossa vida, vou explicar esses diferentes níveis de acordo com o mapa de níveis de consciência humana desenvolvido pelo médico David R. Hawkins. Com essa explicação, espero inspirar minhas leitoras a buscar conhecimento e ir além do seu estado atual e natural.

Vergonha

De acordo com Hawkins, o estado da vergonha é um passo acima da morte. Nesse nível, a emoção primária que se sente é a humilhação. Não é surpreendente que este nível, estando tão perto da morte, seja onde a maioria dos pensamentos de suicídio é encontrada. Aqueles que sofrem abuso sexual são frequentemente encontrados aqui. Pessoas que sofreram traumas parecidos e que se encontram no nível de vergonha da consciência só conesegue sair deles com ajuda espiritual e terapia.

Culpa

O nível de culpa está perto do da vergonha. Quando alguém está preso nesse nível, é comum ela se sentir inútil e incapaz de se perdoar.

Apatia

O nível de apatia é conhecido como o nível da desesperança e do desespero. Essa consciência é fácil de ser encontrada entre aqueles que estão desabrigados ou vivem na pobreza. Nesse nível, a pessoa abdica da situação atual e se sente entorpecida com a vida ao seu redor.

Luto

Muitos de nós vivemos esse nível quando acontece alguma tragédia em nossas vidas. No entanto, tendo isso como seu nível primário de consciência, você vive uma vida de arrependimento e remorso constantes. Este é o nível em que você sente que todas as suas oportunidades passaram por você e você não conseguiu aproveitá-las, se sentindo fracassada.

Medo

As pessoas que vivem sob severas leis ou aquelas envolvidas em um relacionamento abusivo geralmente encontram-se nesse nível. Elas vivem com uma constante sensação de paranoia, achando que todo mundo quer te atingir. Viver sob suspeita e na defensiva são realidades comuns.

Desejo

O desejo é um grande motivador para muita gente. Embora o desejo possa ser um impulso para a mudança, ele também tem suas desvantagens. Uma delas é que ele leva as pessoas à escravização dos apetites. Este é o nível de dependência de coisas como sexo, dinheiro, prestígio ou poder.

Raiva

O desejo que não é cumprido nos leva à frustração que nos leva à raiva. Essa raiva tem um poder tão grande que, se não buscarmos ajuda e motivação, podemos permanecer nesse nível de consciência por muito tempo.

Orgulho

De acordo com Hawkins a maioria das pessoas está abaixo desse nível de consciência, portanto, esse é o nível que muitas aspiram. Em comparação com a vergonha e a culpa, é nesse nível que as pessoas começam a se sentir mais positivas. No entanto, essa sensação pode ser um falso positivo. Isso vai depender de condições externas, como riqueza, posição ou poder. O lado negativo desse nível é que ele também é a fonte do racismo, do nacionalismo e do fanatismo religioso.

Coragem

Esse é o nível da capacitação. É o primeiro nível em que você não suga energia vital das pessoas ao seu redor. A coragem é onde você vê que não precisa ser influenciado pelas suas condições externas. Esse empoderamento leva você à percepção de que é o único responsável pelo seu próprio crescimento e sucesso. Isto é o que faz de você inerentemente humano.

Neutralidade

A Neutralidade é o nível da flexibilidade. Para ser neutro, você precisa, na maioria das vezes, se desapegar dos resultados de suas ações. Neste nível, você está satisfeito com a sua situação atual de vida e tende a não ter muita motivação para se aperfeiçoar. Você percebe as possibilidades, mas não faz os sacrifícios necessários para alcançar um nível mais alto.

Vontade

Esse é o nível de consciência das pessoas otimistas. Você já não fica mais satisfeita com a complacência. Agora, você se esforça para fazer o seu melhor. Você começa a desenvolver autodisciplina e força de vontade e aprende a importância de se dedicar a uma tarefa até o fim.

Aceitação

Se a coragem te traz a percepção de que você é a responsável por sua vida, a aceitação é onde você se torna o criador de suas realidades. Combinado com as habilidades aprendidas na fase da vontade, você começa a despertar o seu potencial através da ação. É aqui que você começa a definir e atingir metas e a se esforçar ativamente além de suas limitações.

Razão

A razão é o nível da ciência, medicina e do desejo de conhecimento. Sua sede de conhecimento se torna insaciável. Você não perde tempo em atividades que não fornecem valor educacional. Você começa a categorizar toda a sua vida e suas experiências em provas e teorias. O lado negativo desse nível é que você não consegue separar o subjetivo do objetivo.

Amor

Você só consegue atingir esse nível se você conseguir enxergar o potencial que você tem para o bem da humanidade no nível da razão. No amor, você começa a aplicar o que foi aprendido em seu raciocínio e deixa o coração assumir o lugar, em vez da mente – você vive pela intuição. Este é o nível de caridade – um amor altruísta que não tem desejo exceto pelo bem-estar dos que estão ao seu redor.

Paz

A paz é alcançada após uma vida de completa entrega. É onde você transcende tudo e entra no lugar que Hawkins chama de iluminação. Aqui, a paz de espírito e da mente é alcançada. Apenas 1 em 10 milhões de pessoas chega a esse nível.

Iluminação

Este é o nível mais alto da consciência humana. Quem chega aqui se torna uma espécie de deus. Alguns nomes conhecidos que atingiram esse nível são Jesus Cristo, Buda e Krishna.

Você se reconhece em algum desses níveis? Você deseja aumentar seu nível de consciência e ir para um lugar melhor em sua própria mente? Para isso, você vai precisar de muita concentração, força de vontade e ajuda espiritual.

Participe da minha palestra “3 estratégias para tornar o que você deseja realidade”, que vou oferecer no dia 22 de agosto, às 19h30, no Auditório da Integrare, que fica na Rua Nereu Ramos, 426, na cidade de Herval do Oeste. Vou te mostrar como a nossa consciência funciona e como reprogramar as nossas vontades para elas se voltarem ao que realmente queremos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (49) 98434-9882 mediante doação de 1kg de ração no local da palestra.

Um grande abraço.

Click Here to Leave a Comment Below

Simone Ribeiro - 26 de julho de 2018

Muito bom… ?

?????

Reply
Leave a Reply: