Como quebrar o ciclo de traumas que herdamos de nossas famílias

Estudos recentes em psicoterapia mostram que os traumas dos indivíduos vão além do que se pensa e podem incluir eventos traumáticos na história familiar e social como alguns dos motivos. As tragédias podem variar em tipo e intensidade. Elas podem ser abandono, suicídio, guerra, ou a morte prematura de um filho, pai ou irmão. Tudo isso pode enviar ondas de choque de dor e sofrimento em cascata de uma geração para a outra.

Pesquisas nas áreas da biologia celular, neurobiologia e psicologia do desenvolvimento ressaltam a importância de explorar pelo menos três gerações de história familiar, a fim de compreender o mecanismo por trás dos padrões de trauma e sofrimento que se repetem.

Esses padrões podem ser acionados por experiências que vivemos em nosso dia-a-dia. Quando acionados, eles fazem com que revivamos inconscientemente aspectos do trauma original que pode ter nascido gerações atrás. Por causa disso, podemos reagir a acontecimentos em nosso cotidiano da mesma maneira que nossos familiares reagiam no passado.

Os dois nomes mais importantes da psicologia já identificaram esse comportamento há décadas: Sigmund Freud e Carl Jung. Para Freud, nós temos a tendência de repetir um trauma e essa é uma maneira do nosso inconsciente de reviver o que ainda não foi resolvido. Jung também acreditava que o que está em nosso inconsciente não se dissolve, ressurgindo em determinados momentos, quanto acionado, fazendo com que nós o interpretamos como “destino”.

Percebe que esses traumas só são revividos quando eles não são resolvidos?

Se você vive traumas de gerações anteriores porque seus familiares não tinham o conhecimento suficiente para resolvê-los, chegou a hora de você acabar com esse ciclo e evitar que gerações futuras da sua família vivem situações de dor e sofrimento que você viveu.

É por isso que entender como o nosso inconsciente funciona e saber como quebrar esses ciclos viciosos é importante. Por que insistir em algo que não fez bem a você nem a seus familiares?

Diferentes terapias estão disponíveis para reformular o nosso inconsciente e acabar com crenças e padrões limitantes. E eu estou aqui para te ajudar com isso.

Click Here to Leave a Comment Below

Talita Mouta - 30 de agosto de 2018

Muito bom. Gratidão. ??✨

Reply
Patrícia - 30 de agosto de 2018

Tento sempre não repetir esses episódios familiares…

Reply
Josi Peluccio - 31 de agosto de 2018

Adorei o conteúdo. Existem vários mecanismos inconscientes que podem ser trazidos à consciência para reordenar nossa vida. Parabéns pelo seu trabalho Lú!

Reply
Leave a Reply: