Como a pressão do sucesso pode bloquear a sua felicidade

Ter sucesso em diferentes áreas da vida é o sonho de várias pessoas. E ter essa ambição é até saudável quando esses desejos acontecem de forma natural. O problema, no entanto, é que quando se trata das mulheres, essa exigência do sucesso vem em forma de pressão social.

A sociedade cobra, principalmente das mulheres, o sucesso em tudo. Sofremos pressão para sermos boas mães, boas profissionais, para casar e ter filhos… E muitas mulheres estão desenvolvendo casos de depressão e ansiedade justamente por não conseguir equilibrar esses papeis.

O que eu quero dizer aqui é que não há nada de errado em não conseguir ter 100% de sucesso em tudo isso. Errado é achar que isso é necessário e se frustrar quando as expectativas dos outros não são alcançadas.

Vale lembrar também que é muito importante que cada uma defina o que é sucesso para si. Para uma mulher pode ser ter filhos e ser uma boa dona de casa. Para outra pode ser uma carreira de sucesso… Não há nada de errado achar que ter sucesso é desenvolver apenas algumas dessas áreas e não todas. Se nós não tivermos isso bem definido para nós, as chances de nos frustrarmos é muito maior.

Perceba: você já se sentiu pressionada por ter uma carreira de sucesso e, ao invés de ir atrás de algo que te completasse, você acabou se sentindo triste e incompleta?

Você já deixou de ser feliz por ser constantemente pressionada a casar, sendo que ainda não encontrou a pessoa correta?

Você já se sentiu inferior por chegar a certa idade e ainda não ter filhos?

Percebe como essa pressão pelo sucesso em todas as áreas da vida bloqueia a nossa felicidade?

Enquanto poderíamos aproveitar as oportunidades do emprego que temos, enquanto poderíamos conhecer melhor os nossos parceiros e curtir a vida antes de ser mãe, sempre buscamos o que ainda pode vir, o que ainda é incerto.

A pressão por sermos mães presentes e ao mesmo tempo trabalhar o dia inteiro, a pressão por estarmos sempre bonitas e disponíveis aos nossos maridos e tantas outras cobranças afeta negativamente a vida das mulheres. Nós nos sentimos fragilizadas internamente, com menos autoconfiança e baixa autoestima. É preciso romper as barreiras das expectativas que a sociedade nos impõe e buscar seguir sempre a nossa vontade verdadeira e interior.

Click Here to Leave a Comment Below

Simone Ribeiro - 12 de outubro de 2017

Verdade Lu… tudo isso que você escreveu faz muito sentido!

Reply
jussara silva - 12 de outubro de 2017

Vdd

Reply
Leave a Reply: