Ceder à pressão social pode te desviar do seu verdadeiro caminho para a felicidade

Um dos principais e mais recorrentes bloqueadores de felicidade é a pressão social que vem com um agravante: a pressão familiar. Somos constantemente bombardeadas pela pressão para termos sucesso, termos o corpo perfeito e para fazermos tudo o que está em nosso alcance para sermos elogiadas e reconhecidas. Porém, é a pressão familiar que pode nos machucar de maneira mais intensa.

Você já passou por algo parecido? Quando as pessoas que deviam te amar e te aceitar como você é, na verdade, te pressionam para que você seja igual a outras pessoas? Pessoas que, aos olhos dos seus familiares, são mais bem sucedidas, mais bonitas e mais poderosas que você?

O que eu percebo atendendo minhas clientes é que essa pressão social atinge, principalmente, a questão profissional delas.

Mulheres me procuram sempre porque se sentem insatisfeitas e infelizes depois de passarem anos exercendo a mesma função, uma função que para a família delas é importante e digna de reconhecimento.

Quando elas finalmente decidem sair desse trabalho para ser o que elas realmente são e querem, os familiares não hesitam em indagar “mas você é louca de deixar um bom emprego para isso?”

A verdade é que os pais buscam que seus filhos exerçam as profissões mais conhecidas, ou as que eles acham que seriam boas para seus filhos, pelo medo de serem julgados por não terem sido “bons pais”, por não terem orientado seus filhos de forma “correta”. Ou seja, para que eles, os pais, não sofram com as decisões dos filhos. Nós estamos sempre tentando manipular as pessoas para que nós mesmos não soframos.

O que eu sempre digo às mulheres que sofrem esse tipo de pressão social é que cada uma delas tem uma missão a cumprir.

Todas elas devem fazer algo que as deixam felizes, algo que as façam sentir plenas fazendo aquilo. Mas muitas delas se desviam desse caminho justamente por causa dessa pressão social.

Afinal, o que a maioria das famílias busca? Elas buscam fazer algo que seja reconhecido perante à sociedade. Carreiras como o Direito, a Medicina, a Engenharia, o Serviço Público…

Quero deixar claro que não há nada de errado em escolher essas profissões, a não ser que você realmente queira segui-las.

Digo isso porque eu já passei pela pressão social de escolher uma carreira “bem-sucedida” e acabei tendo problemas sérios.

Não me sentia feliz e completa, mas hoje posso dizer que consegui passar por cima da pressão dos meus amigos e familiares e começar a fazer o que realmente amo, que é ajudar as pessoas. E é isso que eu quero que você faça: buscar dentro de você o seu propósito e a sua verdadeira vontade e segui-la!

Para você começar a mudar, quero que reflita: de 0 a 10, o quanto você se deixa levar pela pressão social, se desviando do seu caminho e daquilo que você nasceu para ser?

Click Here to Leave a Comment Below

Simone Ribeiro - 3 de novembro de 2017

Que reflexão show!!!!

Reply
Leave a Reply: