O Sentido Da Vida

Ninguém caiu aqui de paraquedas. Cada um de nós veio com um propósito, uma missão, o que comumente chamamos de sentido. Sim, sei que há momentos na vida em que isso não parece uma verdade, mas eu posso garantir: tudo tem um sentido. A sua vida tem um sentido!

Acontece que muitas vezes não conseguimos enxergar com clareza qual o caminho que viemos trilhar e nos sentimos sem rumo, sem propósito, como se tivéssemos parado aqui por engano. Nenhum lugar, nenhuma profissão, nenhum grupo parece nos “caber”. Essa sensação de não pertencimento muitas vezes nos leva a estados depressivos, doenças emocionais que tentamos tratar quase sempre com distrações momentâneas, vícios ou compulsões. Não adianta. Nada disso vai te devolver ou te dar o sentido que você busca.

Em muitos estágios dessa busca por sentido nos sentimos completamente sozinhos e desemparados, e é justamente nesse momento que precisamos ter a humildade de pedir ajuda. Há muita gente capacitada para nos aconselhar, nos dar alguma dica de por onde podemos seguir para encontrar nosso lugar nesse mundo. Quase sempre é preciso que tenhamos humildade e coragem de dar esse passo: pedir ajuda.

Pedir ajuda pode evitar que cometamos muitos equívocos, especialmente contra nós mesmos. Uma atitude que tomamos por impulso, motivados por uma sensação de não pertencimento, pode nos custar literalmente a nossa vida. Se se sentir assim, antes que seja tarde, procure ajuda! Um bom psicólogo, terapeuta, psiquiatra ou até um grande amigo, seus pais, sua família, sua comunidade ou um grupo religioso. Você pode se surpreender com a capacidade das pessoas de ajudar umas às outras. A solidariedade inerente dos seres humanos é uma descoberta maravilhosa quando nos abrimos para receber ajuda. O primeiro passo, que geralmente o mais difícil, é justamente entender e admitir que, sozinhos, não encontraremos uma saída.

Nossa jornada nesse mundo é cheia de desafios e talvez a busca por sentido seja o mais importante deles. Enquanto não descobrimos o que viemos fazer aqui, o que nos move, não estaremos em paz conosco. Quase sempre essa resposta está dentro de nós e, no fundo, nós já sabemos qual é. Só não temos coragem de admitir ou arriscar por conta das tantas pressões sociais e crenças limitantes que vamos engolindo ao longo da vida. Quanto mais o tempo passa, mais nos apegamos a essas crenças e mais difícil se torna fazer uma mudança de rota.

Mudar de trabalho, de profissão, de cidade, de hábito, de estilo de vida, de casa ou de um relacionamento pode ser mesmo um passo necessário para caminharmos em busca do nosso sentido, mas geralmente é dentro de nós que a mudança precisa ser feita – e as coisas ao redor vão se ajustando por consequência.

Sugiro, se você ainda não encontrou um sentido na sua vida, que se conecte com a sua criança interior, que quase sempre tem todas as respostas que você precisa. O que te fazia feliz quando era criança? Do que você gostava de brincar? Que coisas você fazia tão bem que os outros te pediam para fazer e não te dava a sensação de trabalho? A resposta pode estar ali, na sua infância – mas também pode ser que você tenha vivido uma quantidade de experiências que te inspirem um sentido novo. Isso também é legítimo e bom!

Faça o que faz seu coração vibrar. Seja cantar, ensinar, escrever, ajudar outras pessoas, curar, promover debates, estudar o novo mundo, cuidar da casa, criar bem seus filhos, viver seus sonhos – sejam eles quais forem!

Você é a pessoa mais importante do mundo, portanto descubra aquilo que faz sentido para você, mesmo que ninguém entenda.

Uma vida com sentido é muito mais alegre e saudável. A receita certa da felicidade é escolher esse caminho, que é seu mas que o mundo vai receber com alegria quando ele for autenticamente uma escolha sua!

Ah, lembre-se que estou aqui se precisar de ajuda para descobrir qual é o sentido que você busca!

Sozinhos podemos até chegar mais rápido, mas quando caminhamos juntos chegamos sempre mais longe.

Um grande beijo

Lu Ghnoatto

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: