Ansiedade: como tratar de forma holística

É impressionante hoje o número de pessoas ansiosas. Os gatilhos são muitos: excesso de informações em circulação, escassez de tempo, responsabilidades em uma sociedade em constante mudança e – principalmente – o desconhecimento de como lidar com as próprias emoções. A terapia holística tem a vantagem de unir em perfeita harmonia um conjunto de ferramentas terapêuticas capaz de aliviar tormentos como a ansiedade. Mas antes de abordar a solução vamos conhecer melhor o problema.

A ansiedade tem uma função. Em um nível normal, ela antecipa a iminência de fatos para possibilitar que nos preparemos a eles, como uma prova na escola, alguma questão a se resolver no trabalho, etc. O problema é que, pelos motivos elencados acima, a ansiedade tem se tornado excessiva, disfuncional e patológica, um distúrbio associado ao medo, à tensão, ao nervosismo, etc. O pior é que, quando se desperdiça energia em preocupações desnecessárias, o esgotamento surge em forma de pânico e depressão.

Ainda que os ansiolíticos possam ser úteis em casos mais graves, o problema é de ordem emocional e não se resolve apenas com medicamentos. É preciso chegar ao fato gerador da ansiedade e as ferramentas multidisciplinares da terapia holística tem se mostrado eficientes para: 1 – descobrir a causa do distúrbio, 2 – oferecer técnicas práticas para o tratamento e 3 – formar estratégias para restabelecer o bem estar natural da psique do indivíduo.

RESTABELECENDO O BEM ESTAR

No meu caso, trabalho com quatro ferramentas, que podem ser associadas ou adotadas individualmente: Coaching, Thetahealing, Constelação Estrutural e Aromaterapia.

Coaching: Nas sessões de coaching, os diálogos visam investigar e ampliar a consciência do cliente a respeito de sua vida atual e estabelecer estratégias para conquistar objetivos em diversas áreas da vida. Em quais situações a ansiedade aparece? Quais as áreas da vida mais afetadas? Como superá-la?

Thetahealing ®: Técnica meditativa e terapêutica, o Thetaling vai fundo nas causas da ansiedade, buscando sua origem em possíveis traumas, experiências negativas e crenças limitantes. Ao acessar os padrões de vibração cerebral de ondas theta, de alta frequência, é possível promover uma reprogramação mental e levar o indivíduo à construção de uma nova realidade.​

Constelação Estrutural: Ferramenta que atua diretamente na solução do problema, focada em mudanças de crenças e padrões de pensamento que geram problemas em algum aspecto da vida do cliente, incluindo a ansiedade. Trata-se de uma variação da Constelação Sistêmica Familiar, e é muito influenciada pela Programação Neurolinguística (PNL).

Aromaterapia: A ansiedade é uma emoção e, como tal, é acionada a partir do cérebro límbico. A ciência, pois, descobriu que esta área cerebral é muito influenciada pelo sentido do olfato. É neste fato que se baseia a Aromaterapia. Ao receber as mensagens no sistema límbico, o cérebro reage às propriedades aromáticas, alterando positivamente o humor. Através da inalação e aplicação tópica de óleos essenciais como o de Lavanda, Olíbano e Camomila Romana, por exemplo, é possível amenizar e até mesmo controlar a ansiedade.

TRATANDO DE FORMA INTEGRAL

Cada uma dessas ferramentas, tendo o cliente consciência de fazer a sua parte, proporciona grandes benefícios no tratamento da ansiedade. As quatro juntas, porém, possuem uma força ainda maior. Este é o sentido da aplicação do termo “holístico” relacionado à terapia: no grego, holos significa inteiro, ou seja, tratar o cliente não apenas em suas partes, mas de forma integral (física, emocional e espiritualmente). E isto vale não apenas para quadros de ansiedade, como para depressão, pânico e qualquer outro distúrbio emocional que atrapalhe o fluxo de bem estar da vida.

Para mais informações e agendamentos de consultas, acesse o link do What’s: https://whats.link/Md9uo.

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: