Você sabia que quase todos os conflitos começam em nossa mente?

Recentemente assisti uma palestra que foi ministrada pelo Sri Prem Baba no Congresso Internacional sobre a Felicidade e vou contar para você o que aprendi que me ajudou muito e espero que te ajude também.

Prem Baba diz, e isso me chamou muita atenção, que a nossa maior fonte de sofrimento geralmente é não ter consciência do nosso propósito aqui e diz que, para sabermos qual o caminho dele, precisamos aprender a lidar primeiro com nossas emoções.

Isso exige muita disciplina e comprometimento porque lidar com as emoções precisa ser uma prática constante.

Para ele, há algumas formas de conseguir isso: uma delas é silenciar a mente e nos dedicar ao caminho do autoconhecimento, que abre os nossos canais de percepção e aquilo que ele chama de “livro da vida”.

Precisamos nos perguntar, para começar essa caminhada longa e bonita do autoconhecimento, a nos perguntar algumas coisas que trarão respostas preciosas. Algumas questões principais são:

• Quem somos?
• O que estamos fazendo aqui?
• Qual a razão pela qual acordarmos toda manhã?

Nesse caminho e, com as respostas, vamos nos deparar com algumas contradições. Uma parte de nós, por exemplo, diz que quer sim encontrar uma resposta para essas perguntas. Outra diz não. Essas contradições precisam se tornar conscientes, ou seja, precisamos entender que elas existem para conseguir fazer uma transformação. Isso só se consegue quando aprendemos a escutar nossa mente. Ela geralmente é barulhenta e, sim, traz muitas respostas contraditórias que precisamos entender que são, todas, vozes em que ESCOLHEMOS acreditar em algum momento das nossas vidas.

Uma das maiores dificuldades é reconhecer que essa voz é a sua própria mente te sabotando, é você mesmo escolhendo seu destino. Saber disso nos dá o grande poder de RECONHECER que podemos tomar o controle e nos tornar autores das nossas vidas e não vítimas das circunstâncias.

Quem determina o pensamento e as repetições dos padrões é você mesmo. Você tem o comando da sua vida. Pensa, cria, sente e atrai aquilo que pensa.

Só quando descobre que tanto os “sins” quanto os “nãos” são originados na sua mente, consegue finalmente alterar a vibração e garantir o seu sucesso.

Isso também impacta os nossos relacionamentos, segundo Prem Baba, que diz que a vida é uma escola e os relacionamentos são uma Universidade. Você só tira o seu diploma quando aprende a deixar o outro livre. Portanto, a chave da felicidade é renunciar à posição de vítima e o caminho da reclamação e pensar qual é a sua responsabilidade em cada conflito, por mais que isso possa ferir sua vaidade.

Por fim quero propor, segundo essa reflexão que nos traz Prem Baba, um exercício: diante de todos os conflitos ou ruídos nos relacionamentos que você está vivendo atualmente, reflita sábia e silenciosamente, com você mesmo: qual a minha responsabilidade nisso?

Sempre que sentir algum incômodo, olhe para dentro de você mesmo e veja o que está gerando esse incômodo.

Silêncio e autoresponsabilidade são boas práticas para se cultivar numa vida harmônica e livre de conflitos.

Silenciar, reconhecer o que você pode fazer sobre cada situação e doar-se, além de perdoar e agradecer sempre, são práticas que nos levarão inevitavelmente ao encontro dessa felicidade que, acredite, está ao alcance de todos nós.

Inclusive de mim e de você.

Espero que esse texto tenha sido útil para você.

Um grande abraço,

Lu Ghnoato

 

Click Here to Leave a Comment Below

Leave a Reply: